Translate

sábado, 3 de agosto de 2013

10 rios que passaram pelo processo de despoluição e continuam limpos



1. Tâmisa, Inglaterra
Provocada pelas indústrias localizadas às margens do rio e pelo despejo do esgoto doméstico, a poluição passou a ser combatida durante o século 20 com a construção de sistemas de tratamento de água ao longo de seu curso.
Tamisa: uma das histórias mais conhecidas de despoluição.
2. Reno, Europa
Considerado um dos mais poluídos da Europa, o rio de 1,3 mil quilômetros de extensão foi salvo dos dejetos das zonas industriais graças ao esforço coletivos de vários governos, como Alemanha, Suíça e França. Iniciada em 1989, a recuperação teve um investimento de mais de US$ 15 bilhões, usados na construção de estações de tratamento da água e de monitoramento.


3. Cheong Gye Cheon, Coréia do Sul
A prefeitura de Seul desenvolveu um projeto orçado em US$ 380 milhões para recuperar. Iniciado em meados de 2003, o projeto livrou as águas da poluição e ainda construiu parques lineares nas margens. Seus pouco mais de cinco quilômetros de extensão passaram a ser freqüentados pela população.


4. Han, Coreia do Sul
O país oriental tem outro exemplo de sucesso. O Han, única fonte de abastecimento dos mais de 10,3 milhões de moradores de Seul, está limpo desde 2003. O governo adotou multas rigorosas para indústrias que usavam ligações clandestinas para jogar os resíduos químicos no Han. Também desenvolveu grandes estações de tratamento de esgoto, como você pode conferir  aqui, em uma reportagem especial que mostra como os sul-coreanos conseguiram limpar o rio Han.


5. Don, Canadá
Com a industrialização e urbanização de Toronto, no século 19, inúmeros afluentes que desaguavam no rio Don foram enterrados, ocasionando um processo de degradação ambiental de sua bacia hidrográfica. O processo que lhe devolveu a vida teve início na década de 90, com recuperação de mata ciliar, represa para criação de lago e diques para contenção de inundações.


6. Sena, Paris
Moradores da cidade luz orgulham se da recuperação do Sena, degradado pela poluição industrial e por esgoto doméstico.  O processo de reversão, iniciado em 1996, incluiu a construção de estações de tratamento de esgoto ao longo do rio, que hoje conta com diversas espécies de peixes e abriga atividades turísticas e de lazer.


7. Anacostia, Estados Unidos
Situado em Washington, a capital norte-americana, o rio começou a ser recuperado em 1989 com a identificação dos pontos de contaminação, a construção de estações de tratamento e ação de voluntários para a retirada do lixo. Mais de 10 espécies de peixes reapareceram em um dos afluentes.


8. Oto, Japão
Está localizado em Okazaki, cidade de médio porte e perfil industrial, na província de Aichi. Com o crescimento acelerado do Japão, o rio tornou-se poluído. A vida voltou às suas águas com o processo iniciado na década de 1070.


9. Cuyahoga, Estados Unidos
O rio que corta Cleveland, no Estado de Ohio, ficou famoso em 1969, quando o lixo químico libertado em suas águas pegou fogo. As imagens de um rio em chamas chocaram tanto os norte-americanos que seguiu-se um período de limpeza frenética de fábricas e estações de tratamento de esgoto.


10. Los Angeles, Estados Unidos

A recuperação do rio teve início em 2002 com a elaboração de um plano complexo, que incluiu prevenção às inundações, recuperação e proteção ambiental. Além de resgatar a função biológica, o projeto também contemplou o resgate de sua identidade em relação à cidade.

Um comentário:

  1. Que ótimo espero que todos continuem assim. Mas vocês poderiam colacar mais fotos, gostaria de ver como eles estão.

    ResponderExcluir